sexta-feira, 14 de setembro de 2007

On being human: Truth

The pure and simple truth is rarely pure and never simple.

Oscar Wilde

Maybe that’s why we lie to each other. Like trolls from the fantastic stories of my childhood, who would kill you just to simplify things, we remorselessly kill truth in a vain attempt to simplify our lives. You lie to me. You’d rather tell me you were stuck in traffic than the pure and simple truth: you just bumped into that old friend of yours. Because to me that wouldn’t be as straightforward as that: you didn’t just bump into him. He was looking for you. Yes, I know he was your childhood sweetheart. Yes, I’d be jealous. You Know me. That, at least, is a pure truth. So you lie. You simplify. You never asked me if I wanted that, though.

Someone saw you speaking, and perhaps something else. Someone told me someone saw. It’s always like that. Then you just deny. To assume your mistakes was never easy to you. It wouldn’t seam a viable option to your pride. Well, honestly speaking, nor would it seam to mine. We argue. Inevitable. We hurt each other. Predictable. We split up. Foreseeable.

The truth would have been everything but simple to tell. I would never expect you to actually tell me the pure truth (I’ve never met someone capable of that). We both know all that. Even so, I demanded it pure and simple. Just the way you could never have done it. You understood my position, though, You would have done exactly the same thing. We both know that. Despite lying to you almost everyday (about your new haircut, your cooking, your lovely cousin, or an unimportant flirt at work), I still find myself in position to demand truth. And, to my amazement, you still find me in that position too.

Now we are apart. The exact way we swore countless times we would never be. Now I cry shamelessly. The exact way I swore myself countless times I would never do. Now you hang out with other guys just for the sake of forgetting. The exact way you swore yourself countless times you would never do. And nowadays, we live lying to ourselves pretending to be someone we are not. That is the pure and simple truth: lying is rarely pure and never simple.

5 comentários:

  1. Olá!
    Vi o seu comentário no blog da Patricia "sorrisodasestrelas" e fiquei curiosa e resolvi visitar seu blog. Parece que agora é a minha vez de dizer:Desculpa a invasão!:)
    Achei o texto simplesmente fabuloso. Ao longo da leitura não pude deixar de esboçar um sorriso para uma ou outra situação porque realmente, sou daquelas pessoas que não consegue compreender porque é que as pessoas têm sempre uma mentira preparada, mesmo para as situações mais fáceis de resolver e nunca respondem simplesmente a verdade. Será que compensa uma vida de mentiras?!
    Isso só magoa e não favorece em nada a imagem que começamos a ter dessas pessoas. A verdade por vezes dói mas pelo menos dá-nos dignidade e nos ajuda a tomar consciência que os nossos actos afectam os outros.
    Não sou perfeita, mas posso dizer que em determinados assuntos para mim THE TRUTH IS ALWAYS PURE AND SIMPLE.

    Bjs prometo voltar

    ResponderEliminar
  2. Caty, embora o texto seja puramente ficcional, como diria Pessoa: poeta é aquele que finge ser dor a dor que deveras sente! (oh catarina corrige-me se me tiver enganado!)
    E esta é uma dor que todos nós já sentimos. A da mentira. E embora me tenha posicionado no reverso da medalha, para mim a verdade continua a ser pura. Quanto ao simples, bem, isso já é outra história...

    Bem vinda e, se gostaste disto por aqui está mais do que convivdada para voltar!
    Muito obrigado pelo comentário!
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Hugo,
    O que o Grande Pessoa disse foi ipsis verbis: "O poeta é um fingidor e finge tão completamente que chega a sentir que é dor, a dor que deveras sente". E ele bem sabia o que dizia!
    Mas Hugo, o meu comentário não foi uma critica pessoal, de modo algum, foi apenas um comentário ao texto e ao que nos leva muitas vezes a complicar as coisas, criando muitas vezes os nossos próprios problemas.
    Mas voltarei mais vezes. Promise!:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Já agora, se gostas de Pessoa experimenta visitar o blog pessoaeeu.blogspot.com, apenas me juntei a ele hoje mas já tem muito material publicado pela minha cara amiga Catarina!

    Ah, e não tinha entendido como crítica pessoal, e se o fosse também não haveria problema nenhum, as críticas (construtivas) serão sempre bem-vindas! Só quis dar uma explicação deste texto sobre o que é ser humano.
    Bjo grande

    ResponderEliminar

O autor deste blog arroga-se o direito de eliminar quaisquer comentários de conteúdo insultuoso.